Saiba Se Você Está No Novo Grupo De Risco Para Doenças Do Coração

Cicatrizes Hipertróficas: Informações De Tratamento, Precaução E Experctativas

Um estudo da Escola Federal de São Paulo (Unifesp) contou que a natação é tão competente quanto a caminhada pela redução da angústia e na melhoria da particularidade de existência de pacientes com fibromialgia. Os resultados do ensaio clínico randomizado foram divulgados na revista Archives of Physical Medicine and Rehabilitation, editada pela American Congress of Rehabilitation Medicine.

Advertisement

“A atividade física está em todas as diretrizes de tratamento da fibromialgia e o que comprovadamente traz mais benefícios são os exercícios aeróbicos de nanico embate. Mas nem sequer toda humanidade gosta ou poderá fazer a mesma atividade física, deste modo nosso grupo tem testado alternativas”, mostrou Jamil Natour, professor da Obediência de Reumatologia da Unifesp e coordenador da busca apoiada pela FAPESP.

Já em um estudo de 2006, apresentado pela revista Arthritis & Rheumatism, o grupo mostrou que a corrida aquática bem como era uma bacana opção para o tratamento da doença. “A natação ainda não havia sido avaliada com o devido rigor científico e, por esse ensaio clínico, apresentou resultados tão bons quanto os da caminhada, que tem proveitos comprovados. Podes ser uma opção mais intrigante pra uma pessoa que, e também fibromialgia, tem artrose no joelho, por exemplo”, avaliou o pesquisador. O estudo foi feito com 75 mulheres com fibromialgia e com idade entre dezoito e 60 anos. Nós, Mulheres! FAÇA VOCE MESMO /p>

Advertisement

Todas eram sedentárias no início da avaliação. Foram aleatoriamente divididas em 2 grupos: Trinta e nove submetidas a um treino de natação durante doze semanas, e novas 36, a um treino de caminhada moderada pelo mesmo período. As sessões de atividade física eram realizadas 3 vezes por semana, com acompanhamento de profissionais da área de educação física, e duravam cinquenta minutos. O trabalho foi feito Como Prevenir A Resistência Bacteriana do mestrado de Giovana Fernandes, orientanda de Natour. Antes do início do treinamento, e após as doze semanas, as voluntárias passaram por diversas considerações. O grau de dor foi medido a partir de uma régua numérica que varia de 0 a 10 centímetros (cm).

  1. Quais testes são necessários para constatar o diagnóstico
  2. Insuficiência Pulmonar
  3. O Tanna says
  4. Reposição hormonal
  5. Células inflamadas
  6. Efeitos secundários dos medicamentos pra cuidar a doença
  7. Você teve febre

Cada paciente dava uma nota para o grau de aflição que estava sentindo no instante. No grupo Do Mais Claro Ao Mais difícil a caminhada, em média, o grau de dor caiu de 6,dois cm pra 3,6 cm, enquanto no grupo que treinou natação os valores foram de 6,4 cm pra 3,um cm. Segundo Natour, é considerada clinicamente pertinente uma diminuição de no mínimo 2 cm pela escala de dor.

Advertisement

Melhoras estatisticamente significativas foram encontradas em todas as 8 subescalas do SF-36 em ambos os grupos. No porte interação social, tais como, a pontuação saltou de 56 pra oitenta no grupo que praticou natação e de cinquenta e dois para setenta e dois no grupo caminhada. A melhora nos resultados no questionário FIQ foi equivalente nos dois grupos, tal como o resultado da observação ergoespirométrica - que mede o consumo máximo de oxigênio (VO2 máx.) e o limiar anaeróbico (LA). Conforme explicou Natour, pacientes com fibromialgia apresentam uma amplificação dolorosa, decorrente de uma falha no sistema que transmite e modula os estímulos nervosos que vão da periferia do corpo até o cérebro.

“Um descomplicado cutucão pela perna ou apertão no braço do fibromiálgico poderá ser interpretado como um estímulo penoso. Além dessa amplificação dolorosa, este paciente também poderá ter angústia espontânea. É característica da doença uma impressão de angústia difusa, sem descrição anatômica, e que perdura por ao menos três meses”, explicou o pesquisador. O defeito é por volta de dez vezes mais comum em mulheres do que em homens e poderá ser incapacitante.

Share This Story

Get our newsletter